top of page

Notícia Publicada

No ano letivo presente, estamos a participar no projeto “MEDEA”. Somos o grupo “Super Magnéticos”, constituído por: Adriana Gonçalves, Nelson Martins, Sara Gonçalves e Sílvia Silva, do 12ºB da Escola Básica/Secundária Vieira de Araújo.
 
“MEDEA” (MEDição dos campos Eletromagnéticos no Ambiente) é um acrónimo utilizado para designar um projeto no qual diversas escolas secundárias do país participam, sendo este dinamizado pela Sociedade portuguesa de Física (SPF) e patrocinado pelas Redes Energéticas Nacionais (REN). Este projeto tem como objetivo medir campos elétricos e campos magnéticos de muito baixa frequência produzidos por qualquer equipamento ou circuito elétrico, presente na zona em que pretendemos estudar os campos eletromagnéticos. Neste caso, o local estudado foi Vieira do Minho, nomeadamente a escola e a barragem do Ermal.
 
As escolas participantes no “MEDEA” recebem um medidor de campo elétrico e magnético (Spectran NF – 5010), para muito baixas frequências. Quando este nos foi facultado, procedemos às medições devidas (após lermos o manual de instruções claro!).
Todas as medições e conclusões poderão ser consultadas no nosso site, bem como informações importantes no que diz respeito à interferência dos campos eletromagnéticos na saúde. Ainda encontrarão breves explicações teóricas sobre este tema. O nosso site é: http://19nelson96nm.wix.com/supermagneticosedp e todos estão convidados a visitá-lo.
 
Estamos a gostar muito de participar neste projeto, e sentimo-nos motivados pela professora e pela diretoria da escola a continuar, e a lutar para vencer, claro!
 
SuperMagnéticos, maio 2014

Projeto "MEDEA"

bottom of page